sábado, 9 de agosto de 2014

Índios

Vários estudos indicam que no século XVI havia entre 2 e 4 milhões de índios, que pertenciam a mais de mil povos e falavam mais de mil línguas diferentes!
Durante milhares de anos, os povos que viviam no continente americano conviveram, compartilharam experiências e ideias, e estabeleceram relações de troca, criando um conjunto de características comuns.
Atualmente, existem mais de 240 povos indígenas no Brasil.São mais de 800 mil pessoas, falando mais de 150 línguas indígenas!

Os índios são todos iguais?

Algumas vezes nos referimos aos povos indígenas genericamente como índios, porque quando falamos índios, estamos nos referindo a grupos que se reconhecem como semelhantes em alguns contextos.
Apesar das semelhanças que podemos notar entre vários povos indígenas, quando eles se comparam entre si reconhecem suas diferenças, pois prestam atenção nas particularidades de cada grupo.
Cada povo indígena possui tradições culturais próprias, isto é, tem uma história particular, além de possuir práticas e conhecimentos únicos.
É a mesma situação dos franceses e ingleses, por exemplo, que recebem o nome comum de europeus, por oposição aos africanos, aos sul-americanos e outros, ainda que apresentem diferenças entre si, falem línguas diferentes, tenham festas, costumes e hábitos distintos.
É por isso que não podemos dizer que existe uma única “cultura indígena”: cada comunidade tem seu modo de ser.
Existem, portanto, muitas culturas indígenas!


Atualmente os índios do Brasil vivem em parques e terras demarcadas, por todo o território nacional. O maior deles é o Parque do Xingu. Sua cultura está ameaçada pelo contato e interferência da cultura dos brancos, que cada vez mais invade a vida do índio brasileiro. Veja o vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário