quarta-feira, 9 de julho de 2014

Elemento visual: Linha

A linha não existe na natureza, é uma criação do homem, que é capaz de imaginá-la e com elas criar formas. 

Para o desenho a linha é essencial, ela descreve a forma, mostra a intenção do artista, seus sentimentos, suas emoções, sua maneira de ver através do gesto, da mão. Ela pode, por isso, apresentar várias formas e provocar sensações. Pode ser reta (rigidez, dureza), imprecisa, ondulada (movimento e ritmo suave), curva ( suavidade), quebrada (movimento), vertical (elevação, espiritualidade, equilíbrio), horizontal (repouso, calma), inclinada (movimento, instabilidade), espiral (movimento para o centro ou para fora), hesitante, grossa, fina, longa, curta, fraca, forte, etc. O homem com diferentes instrumentos trabalha graficamente a forma, a imagem, o significado, unindo assim, forma e expressão. A linha cria formas, mas o branco do papel também.

"No céu não vemos um ponto, mas pontos. Esses pontos criam formas. Entre os pontos praticamente a linha aparece, entre vários pontos, várias linhas. O céu estrelado nos mostra pontos inumeráveis. Não são todos igualmente acentuados: uma estrela brilha mais que outra. Esses valores desiguais de luz por sua vez produzem formas. Pensai nas constelações. Elas também são formas. Digo simplesmente que a forma não está ausente do céu estrelado quando o observamos em sua aparição natural." (Mondrian)

Embora a linha seja o elemento que dá forma às nossas ideias e esteja em todas as obras de arte, existem algumas que são feitas somente com a utilização das linhas, dando a forma e o volume e provocando sensações e ilusões de ótica. Vejam alguns exemplos:





Aqui apresento dois vídeos que mostram os usos que podemos fazer com a linha e o quanto ela é relevante em nossas vidas. São vídeos muito legais, assistam!



Ou acesse o link:




Gostaram? Desenhem muito, pois desenhar é ótimo e é uma forma de expressar  o que pensamos e sentimos... Beijão!




Um comentário: